"A Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda." Paulo Freire

História


O Colégio da Polícia Militar está situado à Avenida Dendezeiros s/n, Baixa do Bonfim, no Município de Salvador, Estado da Bahia, em área pertencente ao núcleo que compõe a Vila Policial Militar do Bonfim. Foi criado através do Decreto de nº 16.765, publicado no Diário Oficial de 09 de abril de 1957, no Governo do Dr. Antonio Balbino.
Possui como patrono o professor e jurista Rui Barbosa.

De acordo com o decreto de criação, o objetivo primordial do CPM seria “propiciar a instrução aos filhos de policiais militares e civis, servidores públicos federais, estaduais e municipais, em consonância com os programas do Ministério de Educação”.

Hoje, atendendo à comunidade residente na Capital e nas cidades circunvizinhas, o colégio funciona em sistema de externato, em dois turnos distintos e o ensino é ministrado gratuitamente. A clientela, que até o ano de 1993, era constituída apenas de alunos do sexo masculino, no ano de 1994 teve o acréscimo do sexo feminino a partir da 5ª série do Ensino Fundamental.

Atualmente, com o objetivo de interiorizar o modelo de educação oferecida pelo CPM, o governo do Estado da Bahia, instalou unidades em 10 cidades do Estado, contando estes colégios com um efetivo total de aproximadamente 17.000 alunos.

O Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista foi criado através do decreto nº 525 de 23 de dezembro de 2005, em uma parceria firmada entre Secretaria de Segurança Pública e Secretaria de Educação do Estado da Bahia, tendo seu primeiro dia de aula em 06 de fevereiro de 2006, oferecendo aulas desde a 5ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Colégio da Polícia Militar - Vitória da Conquista, BA